segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O REENCANTAMENTO DO MUNDO COMEÇA EM VOCÊ

Roda de Conversa - Arte e Indentidade Cultural na construção de um Mundo Solidário
Por Samir Raoni
A Arte tem um poder de reencantar o mundo? Para que serve a Arte? Ela possibilita conexões com outras possibilidades do existir ao ampliar a sensibilidade e a imaginação? Qual seu papel nos contextos sociais e históricos ao trazer novos elementos identitários ao cenário civilizatório de uma região, país ou do planeta? Qual a sua contribuição para uma cultura do ser e para a criação de outras visões de mundo? Essas foram algumas das perguntas norteadoras da vivência Arte e Cultura Pelo Reencantamento do Mundo realizada pelo Coletivo Samaúma de 23 à 25 de Outubro no Instituto Refazenda – Unidade Demonstrativa de Permacultura, localizado no município de Santa Barbara, PA.
A Vivência foi inspirada no Caderno de Proposições para o Século XXI, Rede Mundial Artistas em Aliança, escrito pelos artistas Hamilton Faria, Pedro Garcia, Bené Fonteles e Dan Baron.
Poliálogo - A Conexão Arte Sociedade
O objetivo foi desenvolver o intuir entre os envolvidos, ampliando a percepção através de rodas musicais, cantos e danças envolvendo o corpo na ampliação dos sentidos através da Yoga, Alimentação Vegetariana Orgânica e Ecologica, Poliálogos Tematicos, Roda de Musicas, Danças Intuitivas e Cine-Consciência pudemos evoluir coletivamente, sempre polarizando a importância de desenvolvesse em grupo.
O Instituto como uma aldeia, com demandas diárias de colher e preparar o alimento, necessita de práticas diárias que geraram relações mais intimas e humanas, permitindo que o encantamento se manifeste com amor e amizade. Praticar é a chave para a construção, é o portal para o Reencantamento do mundo.
Nessa Aldeia Coletiva precisamos nos (re)conhecer enquanto única unidade. Unidade que transpira a necessidade de desacelerar, de sentir o sol, vê-lo nascer, circundar no céu de forma cíclica para ao fim da tarde pôr-se com nuvens purpuras, dando lugar as estrelas e seu céu infinito de uma lua que de tão nova faz renascer um outro encantamento para o mundo através das relações humanas, fazendo dos olhos da arte suas mais plurais linguagens, expressão universal, capaz de reiventar a vida com poesia e encantamento.
Roda de Conversa - Arte, Cultura e Práticas Solidárias Pelo Reencantamento do Mundo
A vivência se ramificou em Nove Momentos
O primeiro foi no dia vinte e três pela tarde, regada por uma acolhida purificadora no igarapé da comunidade São João Batista, acompanhado de violão e poesias nascentes. O Segundo momento iniciou no dia vinte e quatro, na manhã da Roda do Despertar com Yoga e Cantos de Mantras. O Quarto momento aconteceu pela noite na sessão Cine-Consciência com documentários sobre Espiritualidade, Ecologia e Arte. O quinto momento aconteceu pela manhã do dia vinte e cinco com danças e cantos intuitivos, dinâmica que proporcionou um despertar aos sentidos. O sexto momento aconteceu no circulo d’alma após ter passado na trilha da floresta, indo para as nascentes do Igarapé. Lá realizamos uma Roda de Diálogos sobre O VII Congresso Mundial da IDEA 2010. Congresso que surge na necessidade de celebrar e praticar a diversidade cultural como uma garantia pela democracia viva e participativa; e a necessidade de abraçar pedagogias baseadas nas artes e em nossas linguagens, saberes e técnicas de transformação para democratizar nossas comunidades e nosso mundo. O sétimo momento aconteceu no fim da tarde, os raios de sol douravam o céu enquanto debatíamos mais um capitulo do livro ‘Arte e Identidade Cultural’, tema que gerou vários depoimentos do grupo. O oitavo momento foi a noite com a exibição do longa metragem La Bele Vert, uma genial comédia francesa de ficção científica com temática ufológica. A trama toda é centrada em Mila, uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem à Terra como parte de uma coalização intergaláctica. De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza. O nono momento foi o circulo de encerramento, mandala humana que permitiu avaliarmos o desenvolvimento de nosso encantamento e aprimoramento interno.

Elos que se fortalecem
Samir Raoni, coordenador de Cultura de Paz do Coletivo Samaúma esteve em Agosto em São Paulo em motivo do III Fórum do Brasil Memória em Rede representando a ONG Argonautas Ambientalistas da Amazônia, na oportunidade fez visita ao Instituto Pólis, realizadores do Pontão Convivência e Cultura de Paz parceira dos Argonautas, realizadores do Pontão de Cultura Rede Amazônica de protagonismo Juvenil. A visita veio sendo construída deis de Outubro de 2008, quando o Pontão Pólis veio a Belém realizar a ‘Roda de Conversa’ com o Pontão Argonautas.
Hamilton Faria, coordenador do Pontão Pólis presenteou Samir Raoni com vinte livros ‘Arte e Cultura Pelo Reencantamento do Mundo’ a um acervo de metodologias socioculturais que contribuiu para a inspiração da vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário