segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

I Seminário de Tecnologias Socioculturais de Pontos de Cultura (2009)


Vídeo do seminário.

O I Encontro de Tecnologias Socioculturais de Pontos de Cultura realizado pelo Instituto Polis nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro Reuniu representantes de Pontos de Cultura do Pará, Bahia, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
A realização do Seminário de Tecnologias Socioculturais promoveu a criação de uma nova cultura de participação para o desenvolvimento sustentável, por meio das trocas de experiências e saberes em tecnologias socioculturais, e da articulação entre os Pontos de Cultura na difusão dos produtos culturais produzidos por eles, para se apropriarem das tecnologias socioculturais a partir de suas práticas, para uma convivência com princípios claros que potencializam ações de resistência, de interculturalidade e de construção de paradigmas.
Para isso, durante dois dias, contamos com a participação de especialistas em Tecnologias Sociais/Culturais (Socioculturais), bem como de pessoas que atuam nos Pontos de Cultura. Estiveram presentes gestores de instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias, empreendedores sociais e de organizações de pesquisa. A metodologia contemplou a experiência e as formulações, as auscultas socioculturais e o conceito de ‘desenvolver-se com arte’ (criado pelo Instituto Pólis e apropriado pelo Pontão de Convivência e Cultura de Paz).
Considerando o cenário artístico e cultural para o desenvolvimento das reflexões; os debates foram permeados por apresentações artísticas e culturais (roda de histórias, cirandas, expressões artísticas, testemunhos, experiências poéticas, etc). O evento contou também com a exposição de produtos artesanais manufaturados.
O objetivo deste seminário foi estabelecer parâmetros conceituais para a compreensão das Tecnologias Socioculturais existentes, ou em construção, integrando diferentes saberes e apresentando publicamente experiências inovadoras. O Seminário proporcionou e potencializou a troca de informações e conhecimento entre as tecnologias desenvolvidas pelos Pontos de Cultura, entre lideranças regionais e instituições que trabalham com Tecnologias Sociais numa perspectiva de promoção do desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário